segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tudo começou num sonho...numa idéia, num pensamento.

Era um sonho de adolescente que já percebia a vocação turística de nossa região, coisa que os administradores públicos se esforçam para não ver e não crer, ver Miguel Pereira, a região do Vale do Café, o Estado do Rio de Janeiro, o Brasil voltado para o Turismo, o ecoturismo como um importante fator de desenvolvimento social, cultural, econômico, humano e ecológico. Um segmento da economia, onde a gentileza gera dinheiro, onde água limpa gera dinheiro, onde a beleza gera dinheiro, onde a preservação ambiental gera dinheiro, onde a ética e a cultura são valorizadas.
Comecei com minha formação em Biologia pela UERJ, fiz alguns cursos básicos de turismo ecológico, e quando abri um restaurante no Vale das Videiras passei a guiar pessoas montanha acima, até 1800m de altitude. Nessa fase, percebi a importância da formação profissional no curso de Guia de Turismo, que fiz no CIETH. E após fazer o curso de "Introdução ao Ecoturismo", com o colega biólogo André Micaldas, minha mente fervilhava de idéias que precisavam ser colocadas em prática.
Assim fui trilhando meu caminho, já com a credencial de guia de turismo pelo Mtur, comecei a atender os clientes das pousadas em Miguel Pereira e Paty do Alferes, mapeei junto com o Gino (proprietário), a Trilha Ecológica do Hotel fazenda Galo Vermelho, no qual até hoje atendo aos hóspedes. Fui fazendo minha carteira de clientes, colegas guias e turistas que me contratam como guia local, para conhecer as cidades da região, as Fazendas Históricas, as Cachaçarias ou as Belezas Naturais.
Faço parte do CONCICLO, o conselho de turismo do vale do café, que pensa o turismo regional, responsável pela divulgação da região Vale do Café, e pela realização do evento Café, Cachaça & Chorinho.
O caminho não é facil, encontramos pedras, dificuldades, mas durante o percurso pude perceber que o sonho não era só meu, era de muitos, e como dizem os profetas, "...sonho que se sonha junto torna-se realidade."
Venha conhecer as belezas e a história do Vale do Café !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário